Lamarck x Darwin
O Lamarquismo foi uma teoria proposta por Jean-Baptiste Lamarck, que acreditava que as mudanças que aconteciam no ambiente causavam mudanças nas necessidades dos organismos que vivem nesse ambiente, o que causava mudanças no seu comportamento. Ele escreveu um livro chamado : Philosophie Zoologique onde ele se baseia em duas leis. São estas:
"Primeira Lei": Uso e Desuso – órgãos utilizados constantemente tendem a se desenvolver, enquanto órgãos inutilizados podem sofrer atrofia, ( ele acreditava que se por um motivo deixassemos de "usar" alguma parte do nosso corpo, este sofria atrofia e podia até deixar de existir);
"Segunda Lei": Transmissão dos caracteres adquiridos – as características do uso e desuso seriam herdadas por gerações seguintes, por exemplo: uma girafa precisa esticar o pescoço para alcançar as folhas das árvores, o seu pescoço cresce e os seus descendentes nascem já com o pescoço mais comprido.
As Girafas de Lamarck:
Já o Darwinismo é um conjunto de movimentos e conceitos relacionados às ideias de Transmutação de espécies, seleção natural ou da evolução, que foi proposta por Charles Darwin. A característica que mais distingue o darwinismo de todas as outras teorias é que a evolução é vista como uma função da mudança da população e não da mudança do indivíduo. Ele acreditava que o ambiente selecionava as transformações.
Darwinismo:
A diferença entre as duas teorias, é que Darwin acreditava que o ambiente selecionava as transformações e Lamarck acreditava que o ambiente causava as transformações. Veja o exemplo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário